top of page

A Onda Hallyu: A Onda que Vem da Coreia

  • podarmys
  • 28 de ago.
  • 5 min de leitura

Por: Ketlen Vieira

ree

Com o novo século, veio novas tendências e ondas que contagiou o mundo globalmente, e uma delas é a famosa “Onda Hallyu”, ou também conhecida como “Onda Coreana”. Esse termo se refere à crescente popularidade da cultura sul-coreana no mundo, principalmente a partir da década de 1990. Esse fenômeno que anda ocorrendo em todos os países, faz a disseminação de dramas coreanos, os famosos K-Dramas, músicas pop coreana ou simplesmente K-Pop, filmes, culinária, moda e principalmente a beleza.


  • Origem do termo Hallyu:

A primeira vez que o termo Hallyu apareceu, foi por causa de jornalistas chineses em Pequim, que estavam impressionados em como a cultura sul-coreana cresceu de uma maneira desenfreada no país. Toda essa onda coreana começou com a exportação de K-Dramas para países do Leste Asiático e Sudeste Asiático.


Anos depois, com o uso de novas tecnologias em conjunto com a internet e mídias sociais, o K-Pop se tornou um sucesso global, impulsionando ainda mais a Hallyu para outras partes do mundo, tornando-se o fenômeno que é hoje em dia.


  • Por que surgiu? E qual é o seu objetivo?

Desde que surgiu, a Hallyu tinha um objetivo claro, e pode-se dizer que alcançou com mérito, criada para ser uma estratégia do governo para revitalizar a economia sul-coreana, logo após uma crise econômica que o país estava passando. Com a meta de impulsionar a economia e o turismo do próprio país, o governo sul-coreano resolveu investir em suas indústrias culturais.


Desde o princípio o objetivo era criar uma indústria de cultura pop forte e exportar produtos como música, filmes, séries e webtoons para mercados regionais e, posteriormente, para o mundo todo. Exatamente por causa disso o governo investiu pesadamente na indústria de entretenimento e comunicação para formar novos talentos e expandir a exportação da cultura coreana. Também não deve-se deixar de lado o quão importante a internet, plataformas e streamings foram essenciais para a transição da Hallyu de um fenômeno regional asiático para um movimento global. 


Portanto, a Hallyu é muito mais do apenas um fenômeno mundial, que prolifera a cultura sul-coreana. Ela é um importante ativo econômico para a Coreia, impulsionando não só o turismo mas também exportações de produtos culturais.


  • Pilares da Hallyu:

É praticamente impossível que alguém nunca tenha chegado a presenciar ou ouvir sobre esse fenômeno em algum momento da sua vida. Seja através de coisas do dia dia, como uma refeição, moda, filmes e séries, músicas ou até mesmo algo mais “especial”, como eventos que celebram a cultura coreana, você já teve alguma vez contato com algum pilar da Hallyu, só que nem percebeu e muitos menos cogitou essa ideia.


  • K-Pop (Música): é um gênero musical que vem ganhando cada vez mais espaço na indústria musical, conhecidos por seus idol’s treinados, coreografias elaboradas e MV’s sofistificados. Não só conquistou uma onda de fãs pelo mundo inteiro, mas também com grupos e artistas como BTS e PSY alcançando sucesso internacional e se tornando ícones culturais.


  • K-Dramas e Filmes (Doramas): Um dos maiores sucessos nos streamings na atualidade, são os famosos doramas que anda conquistando pessoas de idades, gêneros, etnias e culturas diferentes. Com histórias envolventes e emocionantes, personagens cativantes e atuações impecáveis, é a receita perfeita para se tornarem sucessos globais, não só nas plataformas mas também no próprio cinema, como por exemplo o premiado Oscar Parasita”. Não é atoa que os streamings andam investindo cada vez mais em doramas para atrair as dorameiras de plantão.


  • K-Food (Culinária): Não podemos esquecer da impecável gastronomia coreana que tem de tudo um pouco. Quem nunca sentiu vontade de comer um Corn Dog ou  Tteokbokki ao ver uma imagem do prato? Com tantas cores e uma estética de dar água na boca, a gastronomia atrai cada vez mais turistas e fãs interessados em experimentar seus pratos e sabores. 


  • K-Beauty (Cosméticos e Beleza): Uma coisa que podemos deixar bem claro, é que os coreanos são pessoas muito ligados à estética, exatamente por causa disso, eles cuidam muito bem da pele. A indústria coreana de cuidados com a pele e cosméticos, tem o seu foco em qualidade, e além disso influenciar tendências de beleza mundialmente.


  • K-Fashion (Moda): Outra coisa que podemos perceber na cultura coreana, é como eles sempre andam com estilo. A moda e o estilo sul-coreanos, são fortemente influenciados por ídol’s do K-pop, que ditam tendências de vestuário e estética. O que também, vale lembrar, acaba impactando os outros lugares do mundo, que tendem a “copiar” o estilo coreano, por acharem algo visualmente bonito.


  • Manhwas e Webtoons: Com a ajuda da digitalização, os Manhwas ou webtoons, que é uma versão coreana dos mangás, impulsionou  a popularidade global, atingindo um público específico e ao mesmo tempo diverso. Essas histórias em quadrinhos digitais têm uma grande base de fãs e se tornaram uma nova forma de exportação cultural.


  • Tecnologia: Com o sucesso crescente da indústria tecnológica na Coreia, acabou impulsionando a exportação de tecnologia de empresas como Samsung e Hyundai, incluindo smartphones e outros dispositivos, para os países exteriores.


  • Turismo: E por fim, com essa disseminação de produtos, como a gastronomia, entretenimento, músicas, acabou deixando aquele gostinho de quero mais, e isso acabou desencadeando em milhares de turistas visitando a Coreia do Sul. Afinal quem nunca quis visitar a Ilha de Jeju? Ou ver o pôr do sol no Rio Han? Ou simplesmente andar de mãos dadas com aquela pessoa especial pelo caminho de cerejeiras?


  • Impacto no Brasil:

Com todos os países caindo nessa onda coreana, o Brasil não ficou para trás. Tanto, que durante os anos de pandemia o nosso país ficou em terceiro lugar em consumo de produtos sul coreanos. E hoje em dia, ainda permanece como um dos maiores consumidores não só de filmes e k-dramas, mas também do k-pop, gastronomia, produtos de beleza e moda.


O impacto da onda coreana foi tão imensa no nosso país, que desde de 2024 atores sul-coreanos vêm para o nosso país para realizar eventos de Fanmeeting, onde são recebidos desde o aeroporto até o evento por uma legião de dorameiras. Mas não é apenas isso, grupos de k-pop como Stray Kids e The Roses, inclui o Brasil nas próprias turnês, como ocorreu esse ano.


E não para por ai, cada vez mais os streamings como a Netflix, Disney Plus, HBO Max, investem nos doramas, reality shows, programas sul-coreanos, a fim de atender grande parcela do povo brasileiro. Além disso, também devemos destacar nos eventos brasileiros que tem a finalidade de festejar a cultura coreana, por exemplo a Primeira Feira Hallyu que aconteceu na cidade de Curitiba, Paraná.

Comentários


bottom of page