JIMIN: Sabedoria Que Será Mais Alto Que o Céu
- podarmys
- 20 de out.
- 3 min de leitura
Por: Elionai dos Santos
Revisão: Karen Fernandes

O início
Em Busan, no dia 13 de outubro de 1995, nascia Park Jimin, uma criança fofa, sonhadora e inteligente. Ele chegou a ser chamado de “deus da matemática” pelos colegas no período escolar, como título de reconhecimento em sua facilidade com números. Fez parte de vários clubes, foi presidente de turma por anos, e amava dançar. Fazendo do último sua linguagem eletrizante, dançou vários estilos mas se especializou na elegante dança contemporânea, pois um professor viu nele um futuro brilhante e o ajudou a ser transferido para Seul, e Jimin foi com a intenção de participar de audições para idols que aconteciam na época. Recomendado para uma audição da Big Hit em 2011, apresentou “I have a lover” do Rain e foi escolhido.
O nascimento do palco
Em 2012, Jimin foi figurante no videoclipe de “Party (XXO)’’ do GLAM, pré estabelecendo sua imagem nos holofotes midiáticos. Apesar da dificuldade de adaptação com o conceito inicial do BTS, em 13 de junho de 2013, Park Jimin debutou como main dancer e lead vocalist do grupo com “No More Dream”. Com um rap pesado ao fundo, ele mesclou voz e precisão de dança, e apesar de pouco tempo sendo trainee, sua presença e expressividade corporal possuíam um charme único, chamando uma atenção imediata do público.
O emocional que ecoa
Trabalhando muito duro e se dedicando constantemente por anos, Park Jimin causou um impacto inegável. Ele é reconhecido e aclamado por fãs de diversas áreas que enaltecem o vocal característico, a dança com movimentos perfeitos, sua beleza genuína e doce, seu estilo elegante e também porque em suas canções ele traz liberdade e muito sentimento. Com uma voz dramática, profunda, refinada e cinematograficamente melancólica, ele adentra a alma do ouvinte em “Lie” (2016). Em “Serendipity” (2017), ele encontra o coração dos fãs com um solo suave e sensorial. Para comprovar que ele é versátil, lançou “Filter” (2020) - uma faixa b-side sem promoção em uma vibração latin pop.
Refletindo luz própria
Para crescer ainda mais como um artista solo, ele lançou um manifesto de amor próprio e cura interior composto de forma suave, íntima e afirmando “você deveria ser sua própria luz” - “Promise” (2018). No fim do ano de 2020 ele lançou “Christmas Love”, uma faixa cheia de vulnerabilidade e ternura que faz o ouvinte se sentir nostálgico e genuinamente com saudade das lembranças infantis. Em 2022, ele trouxe “With You”, ost do k-drama “Our Blues”, mostrando seu potencial interpretativo em uma balada.
Alcançando recordes
Aquele garotinho cheio de sonhos, agora crescido e fazendo parte do maior grupo do KPOP, busca expandir suas habilidades e decidiu, em 24 de março de 2023, fazer um debut solo com FACE, um álbum íntimo com cinco faixas onde ele se abre sobre as lutas internas, a solidão e a libertação. Com uma produção incrível e sensível, mais de 1 milhão de cópias foram vendidas no primeiro dia, foi para Billboard 200 e top em várias paradas globais, tendo singles icônicos com “Set Me Free pt.2” (coreografia perfeita e uma música muito intensa) e “Like Crazy” (primeiro solo de um artista sul-coreano a entrar no #1 da Billboard Hot 100).
Em 19 de julho de 2024, ele lançou MUSE com sete faixas de amor, fantasia e liberdade emocional com colaborações maravilhosas. “Who” quebrou recordes, foi pro topo das paradas globais da Billboard, ficou 33 semanas na Hot 100, a faixa mais duradoura de um artista coreano lá.
Criando um legado
Até janeiro de 2025, nove músicas solo do Jimin já ultrapassaram 200 milhões de streams no Spotify – entre ela Lie, Serendipity, Filter, With you, Like Crazy, Set me free pt.2… – ele é o primeiro e único artista solo de K-pop com essa marca. Além disso, Who conseguiu esse feito em 20 dias, fazendo um recorde de velocidade para um solo do K-pop.
Epílogo
Park Jimin é um dançarino que desenha seu próprio caminho, desde as ruas de Busan até o palco, onde floresceu com muita luz. Em seus versos e canções existe um pulso de crescimento, uma partitura emocional que ressoa em milhões de pessoas. Desde o rigor intenso de ser trainee ao ápice glorioso nas paradas globais, sua história é poesia em movimento, com técnicas de disciplina, sensibilidade e conquistas que mostram que Jimin não apenas brilha, também nos ensina a ouvir com o coração.




Comentários