top of page

O Amor Espera: A força do ARMY Ansiando Pelo Retorno do BTS

  • podarmys
  • 12 de ago.
  • 3 min de leitura

Por: Elionai Dos Santos

ree

No dia 14 de Junho de 2022, uma nuvem de tristeza e ansiedade tomou conta do fandom mais dedicado do mundo - o ARMY - pois RM (líder do BTS) anunciava o hiatus do grupo em live no "BTS FESTA". Emocionando, ele desabafou e afirmou que os meninos precisavam de pausa para encontrar suas próprias cores e direções, pediram a compreensão dos fãs e prometeram voltar mais maduros e com versões melhores.


Em meio às lágrimas e especulações parecia provável que a conexão enfraquecesse e o amor pelos artistas esfriasse, principalmente quando a" Big Hit Music", empresa responsável pelo grupo, anunciou no dia 17 de outubro de 2022, a ida dos cantores para a prestação de serviço militar no exército sul coreano. Mas essa pausa não era um adeus, para o grupo pode ser entendido como cuidado humanizado com eles mesmos e para quem os ama pode ser traduzido como um novo tipo de presença — silenciosa, esperançosa e crente na promessa do reencontro.


  Esse período de tempo sem os membros juntos no palco, deixou explícito mais uma vez a força do ARMY, dessa vez não baseada em gritos mas em sustentação; um amor que não exige apenas faz companhia; uma admiração que não se desfaz com o tempo apenas se reinventa


  • No silêncio ouvia-se presença: 

Mesmo com o anúncio do hiatus, o ARMY seguiu firme apoiando os projetos solos, celebrando as novas conquistas individuais dos membros e mantendo vivo o amor pelo BTS em essência grupal em todo o mundo. 


Havia uma certeza compartilhada por milhões de fãs — o retorno aconteceria, e até lá iriam regar cada dia com carinho, apoio e suporte na "Magic Shop". E os dias do intervalo do grupo foram regados com cartas, vídeos,  artes, campanhas solidárias e muitos gestos de amor, pois assim como "For Youth" afirma: “you’re my best friend for the rest of my life”, a amizade entre BTS e ARMY é intensa, profunda e permanente.


O brilho do grupo continuava mesmo sem os artistas no palco, cada álbum antigo revisitado foi ganhando novos sentidos, cada memória e recordação enchia os fãs de saudade e mesmo quando não havia nenhum lançamento, o ARMY permaneceu e continuou crescendo, não porque foi obrigado mas porque ama o BTS  e esse amor vai muito além da música. 


  • A Promessa compartilhada:


O fandom sabia que o BTS voltaria, não apenas porque prometeram mas porque a conexão que os une é extremamente forte e nunca irá se desfazer. E com esperança, doçura, resistência e muito amor, o ARMY esperou, porque amar também é saber esperar, e com seus corações inquietos e leais floresceu ainda mais na “ausência” se preparando todos os dias para o grande retorno.


Seja dando apoio incondicional aos projetos solos, por exemplo: fazer "Like crazy "(Jimin) estrear em #1 lugar na Billboard Hot 100; Mantendo viva com tradução e divulgação global as palavras do BTS; Criando campanhas de arrecadação e ações ambientais e sociais em nome do grupo; Comemorando datas importantes para o mundo roxo na ausência do meninos; Produzindo fanarts, fanfics e um oceano de conteúdo para manter vivo a presença amada e desejada dos sete; Ou até mesmo acolhendo o próprio fandom com iniciativas de cuidado emocional. 


O ARMY conseguiu manter a esperança viva do regresso do grupo pois era uma promessa compartilhada entre os fãs e os artistas, mesmo com as suposições errôneas de “fim do BTS”, os membros disseram “nós voltaremos”, o ARMY respondeu “estaremos aqui” e em cada ação cotidiana realmente estavam.


Essas são apenas referências de modo geral da força do ARMY na ausência do BTS e a influência em ações afetuosas contribuindo para a manter a essência de grupo viva e a esperança até o reencontro de junho de 2025, e há várias outras referências da intensidade e dedicação relacionadas ao ARMY. Se você se interessou e quer saber um pouco mais sobre o ativismo do Fandom, não deixe de conferir no Spotify: EP04 - ARTE E PROPÓSITO: O ATIVISMO DO FANDOM ARMY do PODARMYS.




Comentários


bottom of page